Páginas

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pesquisa relaciona sorriso dos bebês com o aprendizado - By Revista Crescer - 01/11/2013

Brincadeiras que estimulam o riso ajudam na interação com as pessoas


Quem já resistiu à tentação de fazer um bebê sorrir, seja fazendo graça, com brincadeiras ou brinquedos? Com o projeto The Baby Laughter (O bebê sorridente, em tradução livre), o psicólogo britânico Caspar Addyman realizou uma pesquisa com quase 700 pais de crianças menores de 2 anos ao redor do mundo que responderam a um questionário online sobre as mudanças e novidades no sorriso dos bebês.
O estudo procurou mostrar que a risada está diretamente ligada com o conhecimento cognitivo das crianças, seja em relação ao próprio corpo – desde muitos novos, a maior parte dos bebês se divertem com cócegas e com brincadeiras de virar de ponta cabeça – ou em relação a um conhecimento maior do mundo. “Estudar o esforço que os bebês passam para adquirir uma habilidade como a fala, interação social e até aprender a andar mudou a perspectiva da psicologia em relação às habilidades dos adultos que poderiam passar despercebidas. Nós esperamos que com esse estudo científico sobre a risada dos bebês influencie novas teorias sobre a risada e humor dos adultos”, disse em nota o autor da pesquisa.
 
Achou!

Além disso, o estudo mostra também que a velha brincadeira de se esconder atrás das mãos e reaparecer não só é um sucesso com bebês de todas as nacionalidades, mas também os ajuda a entender melhor a interação com outras pessoas. Para as crianças menores de 6 meses, o fato de uma pessoa desaparecer e de repente reaparecer na frente dela causa uma surpresa genuína. A partir dessa idade, os bebês começam a entender melhor as interações sociais causadas pelo jogo. E, quando mais velhos, eles não só já entenderam o funcionamento como parecem brincar apenas para que os adultos se divirtam.

As fases do riso
 
De acordo com a idade do bebê é possível entender o motivo do sorriso e risada. Confira:
 
Entre 1 e 3 meses – Idade em que os bebês começam a sorrir

Entre 2 e 4 meses – Bebês aprender a rir socialmente, permitindo a interação com os pais, que muitas vezes usam o sorriso como uma forma de entender o que está acontecendo com a criança

Entre 3 e 6 meses – Fase em que os bebês começam a dar risada

Entre 4 e 6 meses – Começam a rir com cócegas

Entre 6 e 8 meses – A percepção de objetos permanentes começa a se desenvolver, o que explica por que os jogos de "cadê, achou" ficam tão engraçados
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Template by YummyLolly.com